Pages

sexta-feira, 4 de novembro de 2011


Argumentação

Damos nome de argumento a uma prova que serve para afirmar ou negar um fato ou a um recurso utilizado para convencer alguém, para alterar-lhe a opinião ou comportamento.

Argumentos universalmente aceitos - São Aqueles que ninguém pode rejeitar, pois são aceitos por todos. Exemplo: Você poderá afirmar com toda a segurança, que ocorrem problemas sociais no nordeste.

Argumentos de Autoridade – São aqueles que impressionam porque se baseiam na citação de autoridades no assunto. Exemplo: Você deverá deixar claro para seu interlocutor que aquela fala não é sua, mas da autoridade, indicando-a com o uso da aspas e citando seu autor.

Informações Verdadeiras - Não se deve tentar convencer ninguém falsificando informações. Exemplo: Você não deve atribuir aos problemas sociais do nordeste causas que não são verdadeiras, só para impressionar. O interlocutor perceberá que a informação é falsa e perderá a confiança em seu argumento.

Dados estatísticos – Você poderá comprovar a veracidade do que afirma citando dados estatísticos de instituições Idôneas. Por Exemplo: Se o ultimo censo do IBEGE demonstrar que há problemas sociais do nordeste, tem-se aí um argumento muito dificil de ser contestado.
Lembre-se, no entanto, que esses argumentos devem ser obtidos antes de se iniciar o processo de produção do texto.

0 comentários:

Postar um comentário