Pages

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Descrição

Voltamos com nossas postagens! E não vamos perder tempo.
vamos estudar?!?!?!
Descrição

A descrição é um texto, literários, ou não, em que predominam verbo de estados e adjetivos que caracteriza: Pessoa, ambientes e objetos.
É muito raro encontrarmos um texto exclusivamente descritivo. Quase sempre a descrição vem mesclando a outra modalidade, caracterizando uma personalidade, detalhando um cenário um ambiente ou paisagem, dentro de um romance, conto uma crônica ou novela.

O que descreve:
Podemos descrever o que vemos (aquilo que está próximo), o que imaginamos (aquilo que conhecemos, mas não está próximo no momento da descrição) ou o que nossa imaginação cria qualquer entidade inventada: Um ser extraterreno uma mulher que você nunca viu uma habitação futurista, um aparelho inovador etc.

Como descrever:
De acordo com os objetivos de quem descreve, a descrição pode privilegiar diferentes aspectos.

A)                     Pormenorização: corresponde a uma persistência na caracterização de detalhes.
B)                      Dinamização: é a captação dos movimentos de objetos e seres
C)                      Impressão: São os filtros da subjetividade, da atividade psicologia, interpretando os elementos observados.

A organização da descrição
 No processo de composição de redação descritivo, o emissor seleciona os elementos e os organiza para levar o receptor a forma ou o conhecer a imagem do objeto descrito, isto é, concebê-lo sensorial ou perpetuamente.
A descrição é fundamental.
Eventualmente pode aparecer um índice temporal, porem sua função é meramente circunstancial, ser apenas para precisar o registro descrito.

As etapas da descrição

Descrição estática }predominam verbo que indica estado ou fenômeno da natureza. É uma descrição fixa, parada inerte em repouso.

Descrição Dinâmica }predominam nomes em ações, movimentos, processos queda salte pule, travessia, vento chuva, saltitante rápido, veloz verbo: cair pular atravessar correr e escorregar.

Descrição subjetiva }É uma descrição voltado para o interior é mais ligado ao sentimento. É uma reprodução do objeto como ele é visto e sentido.
Apresenta um modo particular pessoal ou mesmo do descritor sentir interpretar o que descreve, traduzindo as impressões da realidade exterior aparece: Substantivos abstratos frases elaborada, uso um recurso expressivos.

Onomatopéia }imita sons o tique-taque do relógio

Metáfora }A garota é bonita como uma flor.

Prosopopéia }Características humanas em seres não humano.

Ex: ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heróico bravo retumbante.

Descrição objetiva  }É real objetiva, clara, reprodução da realidade busca e tamanho cor forma espessura, volume, dimensão, o objetivo apresenta-se concretamente como ele é.
Há grande preocupação com exatidão de detalhes aparece substantivos concretos, adjetivos  frases objeticos.

Dica pra você: Use estás informações a seu favor, alguns dia você ira precisar

0 comentários:

Postar um comentário